Será o começo de uma nova guerra?

Desde o início do século XX o mundo não ficou sequer 01 dia sem guerra e, pelo visto, continuará assim por um bom tempo

A Guerra da Coréia durou 03 anos (1950 - 1953) e resultou na criação da Coréia do Norte, considerada comunista e com um regime político extremamente fechado, e a Coréia do Sul, aberta ao capitalismo e mais alinhada com os países ocidentais.

Durante o conflito a extinta União Soviética apoiou a ala esquerda enquanto os Estados Unidos ficou ao lado da parcela de direita, pois na época a guerra fria estava em seu começo e a luta pela expansão mundial se iniciava.

Esse impasse dura até os dias atuais e a fronteira que divide as nações é considerada a mais militarizada do mundo. O regime do norte é fortemente acusado de obter a bomba nuclear e seu povo enfrenta uma grave crise alimentar.

Recentemente o sul acusou os vizinhos de afundarem 01 embarcação em que sul-coreanos morreram e, exatamente hoje (23-11-2010), chegou a notícia que o norte atacou o território rival com bombas.

Por mais que governos tenham tentando frear a evolução da Coréia do Norte em relação a bomba atômica com sanções econômicas junto a O.N.U., parece que em nada refletiu para que o clima hostil entre os países acabasse.

Até a mediação da China, que está bem mais próxima dos norte-coreanos, em nada adiantou na evolução das conversas para que ambas as sociedades evoluíssem para uma vida em paz e harmonia.

A Coréia do Norte com sua enorme resistência sempre dificulta a situação mais do que se espera e a Coréia do Sul, alinhada com praticamente o restante do mundo, também não faz concessões para a paz.

Já não basta os conflitos na África, Iraque e Afeganistão para que os governos vejam que o conflito armado somente gera mais raiva e destruição na sociedade?

Líderes políticos e generais do exército não morrem em batalha. Pode ser por isso que os donos do poder não almejam uma solução pacífica, pois enquanto o povo luta eles apenas enriquecem atrás da seus paletós e fardas.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Thiago,
Realmente a coisa está preta. Na verdade, desde que o mundo é mundo sempre houve guerras. O século 20 ficou marcado por guerras constantes, incluindo duas guerras mundiais, guerra da Coréia, guerra do Vietnam, e tantas outras, incluindo Panamá,Malvinas e outras menores, mas sempre com grandes perdas.
O que acontece ná Ásia neste momento é para preocupar de4 verdade, pois a Coreia do Norte é governada por um louco. O medo não é o de uma Coreia liquidar a outra, mas de começar tudo de novo com os Estados Unidos entrando na briga e a Rússia também. O Oriente Médio vive em guerra desde sempre.
Está se fechando um ciclo e algo deve acontecer. E vai ser lá!
Ivan

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro