O Árabe do Futuro 4: Uma juventude no Oriente Médio (1987-1992)

No quarto livro da série Riad está 9 anos e narra à partir disso até à entrada na adolescência onde ele conhece o amor e as consequências disso na vida de um jovem.

Ele está maior e compreende mais as situações vividas em sua casa com os problemas familiares e nos países onde seus país moram que são França e Síria. Percebe o preconceito sofrido por ele em ambos locais. Seu pai está cada vez mais radical ao defender o oriente médio, mesmo não sendo um árabe fanático, enquanto sua mãe sofre com a distância e pensa em separação.

Sua mãe doente faz tratamento de saúde enquanto mantém a família com um emprego, pois o pai pouco dinheiro envia mesmo com reservas adquiridas ao longos dos anos em que trabalhou como professor universitário no mundo árabe. A relação familiar está totalmente esgotada e abalada, mas seu pai parece não se preocupar muito com isso. 



Na escola, mais uma vez, é alvo dos garotos pela forma de falar, pelo corte de cabelo, pela vestimenta e qualquer outra coisa com que possam implicar com seu dia-a-dia. Seu refúgio, digamos assim, são as novas paixões como garotas, desenhar e videogame.

O drama familiar continua e o final é impressionante com o pai fugindo para a Síria com um dos irmãos e o dinheiro da família, que fica a ver navios diante disso.

O livro que para muitos pode ser apenas um quadrinho na verdade deve ser compreendido em diversas formas como cultura, religião, infância, globalização e o combate entre o mundo árabe e o ocidente.

Ficha Técnica

Livro: O Árabe do Futuro 4: Uma juventude no Oriente Médio (1987-1992)
Autor: Riad Sattouf
Editora: Intrínseca
Publicação: 2020
Páginas: 288

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro