O Árabe do Futuro: Uma juventude no Oriente Médio (1978-1984)

Geralmente as pessoas estão acostumadas a ler quadrinhos de super heróis de Marvel e outros (não sou antenado nisso), mas nem sempre compram livros com histórias interessantes do dia-a-dia e do mundo. Confesso que não leio tanto quadrinhos assim e os que tenho em casa são sobre o Oriente Médio.

Riad Sattouf tinha apenas três anos de idade quando o pai recebeu um convite para trabalhar em Trípole, capital da Líbia que à época era governada pelo Muammar al-Gadaffi. Francês e loiro precisou se adaptar à nova realidade e cultura e com o idioma. Depois a família se mudou para a Síria, governada pelo Hafez al-Assad e tudo isso ocorreu entre 1978 e 1984.

O livro é uma biografia e escrito de acordo com a visão do autor que viveu naquelas países. Separados por cores em azul mostra os momentos na França com os avós por parte de mãe, em amarelo na Líbia e em vermelho na Síria ele mostra cada lugar com suas peculiaridades. A França tem um estilo mais nostálgico e apimentado enquanto a Líbia com as dificuldades sofridas pela família e Síria com sua pobreza e os garotos maus que o maltratavam.


Quando começa a estudar pouco sabe de árabe e isso o atrapalha no contato com os demais alunos. Na Síria, onde o pai tem família, os primos os xingam e muitas vezes o deixam de lado nas brincadeiras e entretenimento.

Uma história interessante vivida na Líbia é que se não trancassem a casa alguém entrava enquanto estava vazia e começava a morar nela. Não tinha muito o que fazer porque as casas não tinham chaves e nunca deveriam esquecer de usar o trinco nas portas.

Nos dois países ele retrata bem a questão cultural e religiosa, além da adoração aos ditadores que governavam. Muammar al-Gaddafi com certeza é conhecido de todos os leitores e governou a Líbia até 2011 quando foi retirado do poder e morto. Hafez al-Assad é pai do atual ditador sírio, Bashar al-Assad, que mantém o controle do país mesmo com a guerra que assola boa parte do território.

O livro é extremamente interessante porque prende o leitor com as histórias e acredito que muitos vão querer buscar mais informações sobre esses dois países, que são extremamente bonitos e tempos atrás eram redutos de turismo para muita gente do mundo todo.

Ficha Técnica

Livro: O Árabe do Futuro: Uma juventude no Oriente Médio (1978-1984)
Autor: Riad Sattouf
Editora: Intrínseca
Publicação: 2015
Páginas: 160

Leia também:

Comentários

Unknown disse…
Ótima recomendação!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro