Xenofobia à Paulista

Fala-se tanto de preconceito contra brasileiros na Europa e o que existe internamente não é discutido

Por onde se passa pode-se escutar que Dilma Rousseff somente foi eleita porque os "nordestinos" é que votam no P.T., ou que de acordo com o UOL ela ganhou onde a taxa de analfabetismo é mais alta.

Também foi dito que semos "cabecinhas lá de cima" a candidata não teria se elegido. Aliás, muitos dizem que aqueles que votaram em Dilma são só podem ser BURROS.

O Blog do Sakamoto tem um texto sobre o tema chamado de "Breve comentário sobre o preconceito no Twitter" onde relata a forma como os paulistas serristas tratam o povo do nordeste (diga-se de passagem que também são brasileiros).

O Rio Grande do Sul, estado da presidente eleita, já teve um movimento separatista e que ao longo do tempo perdeu força. De acordo com Sakamoto pessoas disseram que São Paulo deveria se separar do Brasil e, assim, seguir seu rumo como uma nação independente.

O motivo de tanta violência só pode ser preconceito. fora desse contexto não há como entender tamanha agressividade contra os brasileiros. Ressalto aqui que grande parte dos paulista quando almejam viajar nas férias escolhem o litoral nordestino para descanso.

Enfim, se de fato o estado de São Paulo fosse separar do Brasil eu pediria asilo ao povo do nordeste e viveria por lá. não me sinto BURRO e não tenho descendência nordestina, mas se votar na Dilma me torna uma pessoa com essas qualificação eu as assumo desde já.

Comentários

Marcos Guedes disse…
Antes de mais nada, não tenho partido político e, independente disso, fui e sou contra a eleição da Dilma, já que penso que esse continuísmo do PT pode esconder essa ditadura mascarada que reina em nosso país. No que diz respeito à xenofobia, concordo com vc, mas no meu ponto de vista, essa questão deve ser separada e ser levada com mais amplitude. Num mundo como o nosso, não deveriam existir fronteiras e sendo assim é inaceitável ver pessoas morrerem de fome, etc. Penso que sou um cidadão do mundo e não um cidadão brasileiro.
Realmente é lastimável o preconteito existente dentro do país, talvez com a difusão dessas idéias, olhos sejam abertos e essa idiotice acabe.
Anônimo disse…
Meu caro Thiago,
Concordo com você quando diz do racismo interno no Brasil e também disso que você chamou de xenofobia paulista, mas que poderia ser também carioca, já que os nordestinos migraram mais parfa estes dos estados brasileiros.
Durante toda a campanha fui contra Dilma, como fui contra Lula o tempo todo. Aqueles que condenam a eleição de Dilma, em minha opinião, são pessoas que não respeitam a democracia. Querem este regime desde que todos votem nos candiatos que eles aprovam.
Continuo não gostando de Dilma e não é nada pessoal, mas a respeitarei, pelo menos no início, com a dignidade que seu cargo merece.
Abraços,

Ivan
afafa disse…
Clichê, mas o fato é que a mídia tem um papel fundamental em alimentar esse preconceito idiota. Eu tenho orgulho de ser nordestino!
Anônimo disse…
A Dilma é mineira. Sou gaúcho, Superior Completo, MBA e voto no PT, na Dilma, no Lula... em quem empunhar a bandeira com a estrela.
Anônimo disse…
A Dilma é mineira. Sou gaúcho, Superior Completo, MBA e voto no PT, na Dilma, no Lula... em quem empunhar a bandeira com a estrela.
Anônimo disse…
A Dilma é mineira. Sou gaúcho, Superior Completo, MBA e voto no PT, na Dilma, no Lula... em quem empunhar a bandeira com a estrela.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro