terça-feira, 10 de maio de 2011

A Copacabana boliviana

Paisagens belas faz valer o sufoco de viajar de onibus pela Bolívia

Por Thiago Marcondes

Puno - A cidade de Copacabana mais parece um vilarejo por ser muito pequena. Para chegar ate ela, à partir de La Paz, toma-se um onibus e a viagem dura ao menos 04 horas, por conta da demora para sair da capital boliviana e, tambem, pelas paradas para pegar mais passageiros.

Copacabana é uma ilha e o onuibus deve atravessar por uma balsa para chegar até o destino final. A viagem é aconchegante e as paisagens sao belas. Alias, ao chegar na cidade pode-se ver a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, uma bela construcao feita pelos espanhóis e com ajuda dos índios, escravizados na época.

Fora isso nao há muito o que fazer a nao ser passear pelas ruas, comprar presentes nas lojas e reservar seu passeio para a "Isla del Sol", a umas 02 horas de barco. Há hotéis e hostels para todos os gostos e bolsos.

Mas de tudo isso o que mais marca durante a viagem e o trajeto é a simplicidade das pessoas e a dificuldade encontrada por elas. Muitas vivem do trabalho informal ou como pedinte. Inclusive os bolivianos sao muito solidários uns com os outros e sempre que podem oferecem carona para aqueles que nao tem dinheiro.

O turismo nessa regiao se fortaleceu nos últimos anos, quando Evo Morales investiu mais nas regioes do interior para ajudar o povo. O turista que visita a Bo`lívia deve passar por Copacabana, mas nao tem porque ficar por mais de 02 dias.

Thiago Marcondes é Jornalista

Obs: desculpem a falta de acentuacao, mas os teclados no Perú sao diferentes dos usados no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

E aí meu amigo? comendo muito abacate aí no Perú?
abraços,

Ivan

Calha07 disse...

Aee Thiagão tudo beleza por ai irmão ??

Grande abraço e curta bastante ..

fique com DEUS !!

Robson Calheiros !!