A Copacabana boliviana
Paisagens belas faz valer o sufoco de viajar de ônibus pela Bolívia
Por Thiago Marcondes
Puno - A cidade de Copacabana mais parece um vilarejo por ser muito pequena. Para chegar ate ela, à partir de La Paz, toma-se um ônibus e a viagem dura ao menos 04 horas, por conta da demora para sair da capital boliviana e, também, pelas paradas para pegar mais passageiros.
Copacabana é uma ilha e o ônibus deve atravessar por uma balsa para chegar até o destino final. A viagem é aconchegante e as paisagens são belas. Alias, ao chegar na cidade pode-se ver a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, uma bela construção feita pelos espanhóis e com ajuda dos índios, escravizados na época.
Fora isso não há muito o que fazer a não ser passear pelas ruas, comprar presentes nas lojas e reservar seu passeio para a "Isla del Sol", a umas 02 horas de barco. Há hotéis e hostels para todos os gostos e bolsos.
Mas de tudo isso o que mais marca durante a viagem e o trajeto é a simplicidade das pessoas e a dificuldade encontrada por elas. Muitas vivem do trabalho informal ou como pedinte. Inclusive os bolivianos são muito solidários uns com os outros e sempre que podem oferecem carona para aqueles que não tem dinheiro.
O turismo nessa região se fortaleceu nos últimos anos, quando Evo Morales investiu mais nas regiões do interior para ajudar o povo. O turista que visita a Bolívia deve passar por Copacabana, mas não tem porque ficar por mais de 02 dias.
Thiago Marcondes é Jornalista
Comentários
abraços,
Ivan
Grande abraço e curta bastante ..
fique com DEUS !!
Robson Calheiros !!