A bela e caótica La Paz

Capital boliviana sofre com transito absurdo e motoristas alucinados

Por Thiago Marcondes

Copacabana - A chegada em La Paz foi tranquila e os efeitos da altitude, geralmente cansaço e dor de cabeça, não foram sentidos. E olha que para uma pessoa que teve bronquite na infância e tem desvio de septo e carne esponjosa no nariz as coisas podem complicar.

O táxi do aeroporto ao hotel foi divido com um estadunidense que viaja pela America do Sul por 02 meses e meio e isso barateou ainda mais a corrida. Porém, durante o trajeto percebi o quanto o transito de Sao Paulo e os motoristas são bons.

Aqui existem semáforos, mas quase nunca são respeitados. Os pedestres se enfiam na frente dos carros para atravessar as ruas enquanto os motoristas buzinam loucamente para que tudo e todos saiam da frente. Sejam pessoas, outros carros, ônibus ou caminhões.



As ruas são bonitas e no sábado a noite fui dar uma volta com algumas pessoas do hostel para comermos e bebermos algo. A caminhada levou mais de 30 minutos ate encontrarmos o local e ao pedirmos o menu soubemos que não serviam mais comida. Apos as 22 horas torna-se complicado encontrar algo para comer fora das bancas na ruas, similar as do centro de São Paulo.

Nesse momento eu estava com falta de ar. Tanto para respirar quanto "ARMOCO", já que não havia almoçado. O lanche feito nas barraquinha desceu como se fosse um chefa da cozinha francesa que tivesse cozinhado e, junto com isso, os efeitos da altitude apareceram.

O pouco que andei pela cidade, já que hoje (08/05/2011) viajei para Copacabana, percebi o quanto ela se parece mais ainda com grandes metrópoles, por conta da grande quantidade de pessoas, turistas e tráfego de carros.



Na viagem o motorista ultrapassava carros pela contramão e não se importava muito com os veículos na direção oposta. Ele ainda buzinava como se estivesse cheio da razão. As paradas para pegar pessoas sao absurdas e uma viagem que poderia ser feita em 02 horas chega a praticamente 04. Vale ressaltar que somente para sair de La Paz demorou cerca de 55 minutos.

Mais ainda assim, com todos os problemas, voltarei a cidade para conhecer mais de sua historia e cultura. Ate porque a falta de educação dos motoristas foi presenciada também em Copacabana, onde finalmente senti os sintomas da altitude chegaram.

Thiago Marcondes é Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro