Minha irmã, a serial killer

O Brasil, colonizado pelos portugueses e com grande influência africana por conta dos anos de escravidão, não tem hábito de consumir cultura do grande continente e poucas são as obras literárias, músicas, filmes e séries apresentados e divulgados pela nossa mídia.

Em 2019 a editora Kapulana lançou o livro "Minha irmã, a serial killer" e atua com divulgação de autores brasileiros, angolanos, moçambicanos, nigerianos, portugueses, quenianos e zimbabuanos. Ou seja, oferece espaço para culturas que os brasileiros têm pouco acesso. Aliás, muitas vezes pouco valorizadas por nós.

Sobre o livro, tem uma narrativa em primeira pessoa que conta a história de duas irmãs completamente diferentes uma da outra. Korede, a narradora, trabalha como enfermeira e é amargurada e pragmática, enquanto Ayola, a caçula, a preferida da mãe e a mais bonita entre as duas, mas claramente com distúrbios psicológicos.

Ayola, mimada, sempre tem seus desejos atendidos e no começo do livro percebe-se se tratar de uma assassina, pois Korede a auxilia a limpar a cena de um crime, onde ela matou seu namorado.

Foto retirada do site da Amazon

Com seu trabalho como enfermeira-chefe Korede se ente superior à outras mulheres do próprio hospital. Em seus plantões atua com o médico Tade e se apaixona por ele, mas Ayola, em uma visita inesperada, chama atenção dele e isso causa certa irritação sua irmã que pela primeira vez pensava que teria um relacionamento.

Ao longo da história Ayola se envolve com outros homens, inclusive com Tade, e sempre tem o auxílio de Korede que começa a questionar o caráter da irmã (e o seu mesmo) por agir, após os crimes, como se nada tivesse ocorrido. Korede, sem amigos, desabafa com um paciente em coma induzido que acorda e lembra das conversas, o que a intriga.

A narrativa ainda busca histórias da infância de ambas com abusos físicos por parte do pai e suposta violência sexual, o que pode ser um indício de Ayola ter se tornado uma assassina. O livro é interessante não apenas pela sua história, mas por trazer parte do cotidiano nigeriano e a cultura do país.

Ficha Técnica

Livro: Minha irmã, a serial killer
Autora: Oyinkan Braithwaite
Editora: Kapulana
Publicação: 2019
Páginas: 184

Leia também Bom dia, Camaradas do autor Ondjaki.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro