Bom dia, Camaradas

Para seguir na linha de autores africanos desta vez apresento um livro da literatura angolana. O livro Bom dia, Camaradas é um romance, de acordo com o autor, mas também um relato autobiográfico e fala da vida de um garoto que vive em Luanda, capital de Angola.

Angola viveu em guerra por conta da independência de Portugal, que sabidamente colonizou alguns países no continente e, também, o Brasil. Os relatos, no começo, parecem ser bastante simples com conversas com empregados.

O país, na década de 80 já era independente, e vivia uma guerra civil. O Movimento  Popular pela Libertação de Angola (MPLA) governava o país e era apoiado por Cuba e pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (U.R.S.S.).

Foto retirada do site da Amazon

Sem entrar detalhadamente em polícia, mas relembrando sua infância, o autor conta sobre os professores cubanos que foram ao país para atuar na educação, suas rotinas como cantar o hino na escola, cartões de abastecimentos e os horrores sobre viver em um país em guerra, mesmo sem ele ter a dimensão de tudo aquilo.

Uma tia, que vive em Portugal, chega à cidade para visitar a família e se horroriza com as histórias contadas e vividas pelo menino.Por sua vez ela compartilha da vida em Portugal e o garoto parece não acreditar que no país europeu não há cartões de abastecimento e que as pessoas gastam dinheiro à vontade.

Repleto de outras histórias o livro é curto e com muitos termos africanos, o que em momentos parece que lemos em outro idioma. 

Ficha Técnica

Livro: Bom dia, Camaradas
Autor: Ondjaki
Editora: Agir
Publicação: 2006
Páginas: 136

Leia também Minha irmã, a serial killer da autora Oyinkan Braithwaite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro