À beira de mais uma guerra cívil

Costa do Marfim ainda não tem um presidente definitivo e impasse pode custar a paz no território

Depois de mais de 20 dias de ter o resultado das eleições o presidente Laurent Gbagbo se recusa a sair do poder e seu opositor, Alassane Ouattara, se intalou em um hotel da capital para instaurar o novo governo.

A O.N.U. não pretende enviar tropas para tirar Gbagdo do poder e, ao que tudo indica, aplicará sanções econômicas no país para pressionar a saída do presidente. A oposição gostaria que forças estrageiras intervissem na situação para a assumir o cargo conquistado democraticamente e retirado após uma manobra da justiça.

A Costa do Marfim é um grande país e um dos maiores exportadores de cacau do mundo. Tudo indicava, após o final da última guerra civil, que o país cresceria e seria um exemplo aos vizinhos e demais nações africanas.

Para os padrões africanos uma guerra civil seria comum. Porém, o país ainda tem suas divisões étnicas e religiosas e um confronto desse tipo prejudicaria a população e, também, as nações vizinhas.

Pessoas, milhares dela por sinal, sairiam de suas cidades e partiriam para as demais nações onde viveriam em campos de refiguados ou então sofreriam perseguisão de outros grupos. Ou seja, todos seriam prejudicados.

Uma invasão de tropas estrageiras não seria o ideal por que outros países solicitariam a mesma ajuda. Aliás, os vizinhos não apoiariam tal decisão para evitar confrontos em seus territórios.

As sanções até que funcionam, porém milheras de inocentes acabam prejudicados com as ações e a fome e o desemprego (que são muito grandes na África) tomariam proporções maiores que as atuais.

O ideal mesmo, para que o país continue a crescer e prosperar, seria o Laurent Gbagbo deixar o poder sem que uma crise interna seja estabelecida de fato. Caso isso não aconteça, 2011 pode iniciar com mais uma guerra civil no continente africano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro