segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Honoráveis Bandidos

No Maranhão a democracia existe desde que o poder esteja com a família Sarney

Recentemente terminei de ler o livro "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney", escrito pelo jornalista Palmério Dória e publicado pela editora "Geração Editorial" e, apesar de todos sabermos de estílo político de José Sarney, através da leitura podemos ver o tamanho de sua influência no Brasil.

Além de alguns trechos engraçados como a origem do nome Sarney, que seu avô colocou em seu pai para homenagear um inglês conhecido no porto maranhense como "Sir Ney", temos também inúmeras falcatruas durante seus 50 anos de vida política.

Aliás, José Sarney se chamava "José Ribamar Ferreira de Araújo Costa" e decidiu incluir "Sarney" porque seu pai era um homem de extrema importância na polícita do Maranhão e, assim, ele seria conhecido também.

O livro narra um episódio, no Rio de Janeiro, no ano de 1987, em que as pessoas já protestavam contra seu gorverno (na época era presidente do Brasil) e entoavem cantos como "Sarney ladrão, Pinochet do Maranhão" e "Sarney salafrário, está roubando meu salário". Tudo isso por conta da alta inflação que afetava a economia brasileira e diminuiu o poder de aquisição da sociedade.

Em algumas partes pode ver que através de sua influência mantinha pessoas de confiança em gabinetes e ministérios e, dessa forma, estava sempre com alguém em poder de tomar decisões à seu favor. O clã Sarney mostra-se muito maior do que pensamos, pois ultrapassa as barreiras de Maranhão e chega ao Amapá.

Enriquecimento ilícito dele e daqueles que o rodeiam, favorecimento político e concessões emn troca de apoio. Essas e muitas outras histórias estão nesse livro que nos mostra, ou melhor confirma, que é José Sarney e o que ele fez (e ainda faz) para se manter no poder.

Na visão do jornalista e autor do livro o predomínio da família Sarney no Maranhão fez com que o estado se tornasse e menos desenvolvido e um dos mais críticos do Brasil em relação à educação, saúde e emprego.

Caso tenha vontade de saber um pouco mais sobre as histórias do clã Sarney vale à pena ler o livro que pode ser comprado por cerca de R$ 25,00 nas livrarias do Brasil. Se você for do Maranhão o melhor é encomendar pela internet, pois não acredito que essa publicação esteja disponível por aí!

Nenhum comentário: