Falta de Ação Política Prejudica População Carente

Políticos, quase nada fizeram e, também, não falaram nada sobre prevenção de enchentes. Até quando a periferia terá de conviver com esse problema?

Entre o final de 2009 e o começo de 2010 um terremoto assolou o Haiti e mais de 100.000 mortes ocorreram. No Jardim Pantanal, zona leste da cidade de São Paulo, devido as fortes chuvas, enchentes destruíram casas e inúmeras pessoas ficaram desabrigadas.

São apenas 02 notícias citadas para deixar claro a falta de cobertura da mídia em relação à assuntos com interesse social. Ou seja, vidas foram perdidas e milhares perderam casas, porém os fatos serviram somente naquela época para ilustrar os noticiários e renderem vendas e audiência.

A falta de destaque da mídia, ao que parece, afeta também os políticos. Poucos são os que citaram casos como o do Jardim Pantanal para dizerem que existe um planejamento com o intuito de prevenir situações como essa.

Falam em educação, saúde e segurança (o que de fato é viável), porém devem tratar de problemas que ocorrem a pelo menos 05 anos e que nada foi feito para melhorias das populações carentes.

Infra-estrutura deve ser pensada para a próxima gestão e não somente por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016. Saneamento básico, moradia e transporte têm que ser acessível à todos e com condições de se viver. A sociedade não pode ter medo de que a próxima chuva leve sua casa ou alague a avenida impossibilitando de ir ao trabalho.

Vamos ser siceros. Se o problema ocorrido na periferia fosse no Morumbi ou no Jardins (não o Pantanal claro!!!) a população estaria sem auxílio do governo como hoje?

Comentários

Anônimo disse…
É bem provável que no mês de janeiro todos irão se lembrar do Jardim Pantanal, mais, não será para pedir votos e sim para lamentar as perdas com as chuvas de verão.
Anônimo disse…
Olá Thiago,
Problemas como o que você levantou aqui, realmente caem no esquecimento do povo e da imprensa muito rapidamente. Isto porque as catástrofes vão acontecendo diariamente. Lembra o afundamento do Metrô?
Políticos não consertam nada, do contrário não terão o que prometer. O túnel do Vale do Anhagabau enche toda ve que chove forte, mas serve apenas de passagem, ninguém mora lá.
Li muito sobre o Jardim Pantanal na época das enchentes e a culpa recaiu exatamente sobre a população que mora lá. A terra não está mais suportando o peso das águas, o asfalto não absorve as chuvas e a gente vai-se adaptando a tudo isso.
A imprensa faz estardalhaço até acontecer outra desgraça ou um crime violento.
Em novembro, quando começam as primeiras chuvas a história vai se repetir, ela sempre se repete, mas aí as eleições já trão passado.
Abraços,

Ivan
Vivian disse…
E você não lembra o bafafá que foi com relação ao lago da Aclimação? A urgência está diretamente relacionada a importância dos endereços, não quero minimizar o problema ocorrido no Parque da Aclimação, mas convenhamos, e os lares das pessoas no Jd. Pantanal? e os incêndios "misteriosos" ocorridos na favela do Tiquatira? Que tipo notícia é mais divulgada?

Bjus Vivi

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro