Falta de Ação Política Prejudica População Carente
Políticos, quase nada fizeram e, também, não falaram nada sobre prevenção de enchentes. Até quando a periferia terá de conviver com esse problema?
Entre o final de 2009 e o começo de 2010 um terremoto assolou o Haiti e mais de 100.000 mortes ocorreram. No Jardim Pantanal, zona leste da cidade de São Paulo, devido as fortes chuvas, enchentes destruíram casas e inúmeras pessoas ficaram desabrigadas.
São apenas 02 notícias citadas para deixar claro a falta de cobertura da mídia em relação à assuntos com interesse social. Ou seja, vidas foram perdidas e milhares perderam casas, porém os fatos serviram somente naquela época para ilustrar os noticiários e renderem vendas e audiência.
A falta de destaque da mídia, ao que parece, afeta também os políticos. Poucos são os que citaram casos como o do Jardim Pantanal para dizerem que existe um planejamento com o intuito de prevenir situações como essa.
Falam em educação, saúde e segurança (o que de fato é viável), porém devem tratar de problemas que ocorrem a pelo menos 05 anos e que nada foi feito para melhorias das populações carentes.
Infra-estrutura deve ser pensada para a próxima gestão e não somente por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016. Saneamento básico, moradia e transporte têm que ser acessível à todos e com condições de se viver. A sociedade não pode ter medo de que a próxima chuva leve sua casa ou alague a avenida impossibilitando de ir ao trabalho.
Vamos ser siceros. Se o problema ocorrido na periferia fosse no Morumbi ou no Jardins (não o Pantanal claro!!!) a população estaria sem auxílio do governo como hoje?
Comentários
Problemas como o que você levantou aqui, realmente caem no esquecimento do povo e da imprensa muito rapidamente. Isto porque as catástrofes vão acontecendo diariamente. Lembra o afundamento do Metrô?
Políticos não consertam nada, do contrário não terão o que prometer. O túnel do Vale do Anhagabau enche toda ve que chove forte, mas serve apenas de passagem, ninguém mora lá.
Li muito sobre o Jardim Pantanal na época das enchentes e a culpa recaiu exatamente sobre a população que mora lá. A terra não está mais suportando o peso das águas, o asfalto não absorve as chuvas e a gente vai-se adaptando a tudo isso.
A imprensa faz estardalhaço até acontecer outra desgraça ou um crime violento.
Em novembro, quando começam as primeiras chuvas a história vai se repetir, ela sempre se repete, mas aí as eleições já trão passado.
Abraços,
Ivan
Bjus Vivi