Importância do levantamento de requisitos para software

A engenharia de requisitos tem extrema importância no desenvolvimento de sistemas porque através dela serão compreendidas todas as solicitações para que o resultado final seja de acordo com o solicitado pela empresa contratante. As documentações criadas nesse processo são base para o desenvolvimento e manutenção do sistema.
            Existem etapas do processo que devem ser seguidas e na sua concepção são levantadas as informações junto aos steakholders e o que eles esperam como resultado. O mapeamento de processos junto às áreas de negócios é extremamente importante para compreender o funcionamento da área/empresa e, assim, evoluir com os próximos passos através de diagramas e do próprio RUP com a modelagem de negócios, requisitos, análise e design, implementação dos testes, implantação do sistema, gestão de mudanças, gerenciamento do projeto e o ambiente utilizado.
             Para o desenvolvimento de um sistema de dispensários eletrônicos de materiais e medicamentos em unidades de internação e U.T.I. o levantamento de requisitos deve ser realizado junto às equipes de farmácia, logística e enfermagem, pois todos eles estão envolvidos no processo.
A farmácia para realização dos cadastros dos medicamentos e seus similares através do princípio ativo, além de auxiliar a equipe de enfermagem com dúvidas sobre nomes e dosagens. Logística atua na capacidade de armazenamento e reabastecimento dos dispensários, pois ele pode emitir solicitações automáticas de acordo com o mínimo e máximo e, também, consumo que pode ser de hora em hora, diário, semanal etc. A enfermagem é o usuário final, pois ela localiza o paciente, a prescrição e retira os medicamentos que serão administrados no paciente. Aqui, além de falarmos do negócio também temos informações importantes para o desenvolvimento do software.


Programação fonte código abstrato - Foto de stock de Codificação royalty-free

Com tudo isso pode-se classificar os requisitos. A funcionalidade ficou bem clara que é dispensar materiais e medicamentos para o paciente certo, na dose certa e em um tempo ágil. Além disso, a cobrança em conta e a baixa de estoque ocorrem em tempo real o que otimiza a saúde financeira da instituição.
O uso do sistema terá seu ponto mais crítico nos cadastrados dos medicamentos, pois a reposição e a retirada dos medicamentos serão mais simples. Esse último passo bem intuitivo porque basta selecionar o paciente e os medicamentos.
A integração com o ERP ocorre em tempo real porque ao liberar a prescrição médica o software dos dispensários obtém as informações do paciente, prescrição, medicamentos e dose e já disponibiliza em tela para retirada. A manutenção e portabilidade também estão nos requisitos levantados e, de forma geral, podem ser feitas quando ocorrer atualização do ERP utilizado pelo hospital.
No que falamos foi aplicado os requisitos funcionais (processos) e não funcionais (restrições do sistema com capacidade, tempo, processamento etc).
Os dispensários recebem os dados do paciente como código do ERP do hospital para integração, nome, idade e setor. Somente depois disso que o sistema estará pronto para receber as prescrições com medicamentos e doses que, se cancelados no ERP, automaticamente serão retirados da tela do equipamento. Assim não ocorrerá retirada indevida e, com isso, garante-se a confiabilidade do sistema.
Quando o paciente é transferido da unidade ou recebe alta hospitalar ele também é retirado do dispensário. Somente aparecerá novamente com uma nova internação.
O levantamento de requisitos de um software tem importância em qualquer área e empresa e optei por utilizar um modelo hospitalar para mostrar que informações mal levantadas, processos mapeados com poucos detalhes podem ocasionar falhas no desenvolvimento do sistema e, em determinadas situações, provocar sérios danos para pessoas e instituições.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro