A importância dos testes de software

            Os testes de software fazem parte do processo de desenvolvimento para garantir a qualidade do produto, encontrar erros antes de entrada em produção, reportá-los para correção e, com isso, entregar o sistema de acordo com aquilo solicitado pelo cliente.
            Quando encontrado erro um em sistema já em produção o custo dessa correção pode ser até 100 vezes maior do que em fase de testes, pois o cliente e os usuários ainda não estão com ele em uso. Esse tipo de situação elimina erros que podem causar perdas de vida e financeira para o cliente e não causa impacta negativo na empresa desenvolvedora do software.
            No desenvolvimento de um software para dispensário eletrônico de medicamentos os testes de integração com ERP e a liberação dos medicamentos devem ser feitos detalhadamente, pois um medicamento liberado com a dose errada pode causar sérios danos ao paciente e levá-lo à morte. Com isso o hospital também sofre danos em sua reputação e perde credibilidade com a sociedade, médicos, paciente etc.
            Os testes realizados podem ser certificados para garantir a qualidade e os resultados. Para o caso acima, onde são envolvidos medicamentos e pacientes, acredito que os testes funcionais, não funcionais e de manutenção têm importância e impacto significativos na entrega do software.


App or Software Development - Foto de stock de Software de computador royalty-free


            O teste funcional visa a aceitação do usuário, integração, unidade entre outros. Quando o ERP envia uma prescrição médica com o AAS a cada 4h, com início às 10h e dose de 100 miligramas, o dispensário deve receber essas informações e disponibiliza-las para retirada do medicamento de acordo com o horário. Qualquer diferença no medicamento, dose e horário tem grande impacto no paciente. Com tudo em funcionamento, após a retirada do medicamento deve ocorrer a cobrança em conta e a baixa de estoque para garantir o processo logístico e financeiro da instituição.
            O teste não funcional, para esse caso, pode ser aplicado com inúmeras prescrições recebidas ao mesmo tempo no software. Uma unidade de internação ou U.T.I. com mais de 30 pacientes tem inúmeros medicamentos em diversos horários.O sistema deve estar preparado para receber as informações corretamente e sem atraso, pois o paciente não pode ser penalizado e ficar sem a medicação.
            O teste de manutenção ocorre com o sistema em uso. Qualquer alteração de versão ou regra de negócio aplicada irá impactar na rotina diária e antes de implementá-lo em produção tudo que já está em funcionamento deve ser devidamente testado e validado, além das novas funcionalidades.
            Como vimos o desenvolvimento de software sem um plano adequado de testes pode acarretar em prejuízos financeiros e para as pessoas, além da perda de credibilidade de todos os envolvidos no projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro