Governança em T.I. e nas corporações

Na empresa a governança corporativa atua justamente para manter a idoneidade e para que os associados e as empresas mantenedoras tenham ciência na lisura dos processos, missão e valores do hospital. Para terem a certeza que nas decisões estratégicas não tenham interesses pessoais envolvidos, mas sim que seja cumprido aquilo que foi decidido e que seja melhor para a instituição.
Periodicamente são realizadas auditorias em diferentes áreas como suprimentos, logística, faturamento e contabilidade para garantir a transparências dos resultados e nas informações apresentadas pelo CEO e CIO para os associados e empresários atuantes. O conselho se reúne para definir as estratégias dos próximos anos e analisar os resultados daquilo que já foi aplicado.
Em conjunto da governança corporativa existe a governança de T.I. com foco em aplicar as estratégias junto às áreas de negócios e operacionais. Inclusive o setor de Tecnologia da Informação, com sua equipe atuante com sistemas, tem profissionais com o cargo de analista de negócios, como eu, para atuar com os setores.

Líder de equipe de sucesso, mão de empresário escolher pessoas, destacando-se da multidão. - Foto de stock de Habilidade royalty-free

As contratações são baseadas na experiência dos colaboradores com o ERP utilizado no hospital e, também, nas áreas de negócios. Nós como T.I. temos total capacidade de discutir e debater os processos com os profissionais de todas as áreas e, com isso, realizar as implantações e melhorias com foco no negócio. Isso visa diminuir custos, aumentar receita, produtividade e ser mais assertivo nos resultados para contribuir de uma forma melhor com a instituição.
Uma das estratégias em curso atualmente e para os próximos anos é a automação de processos na área de suprimentos e isso envolve investimento alto. Geralmente parte da governança corporativa esse planejamento e a governança de T.I. atua diretamente nos projetos, pois existem integrações entre o ERP com sistemas de empresas terceiras. Em um hospital pode-se pensar em implantar dispensários eletrônicos de medicamentos e a atuação do analista vai além da análise técnica, pois ele também atua com conhecimento em suprimentos e farmácia. Isso tem extrema importância no momento de mapear os processos e conversar com as equipes de farmácia, suprimentos e logística.
Com tudo isso envolvido a gerência de T.I. atua para apoiar e gerir os serviços. Existem ferramentas para controlar e apoiar os atendimentos de chamados e projetos com SLA. Estatísticas são obtidas e analisadas com intuito de aprimorar e melhorar as entregas.
Através de melhoras práticas implantadas a instituição busca obter melhores resultados. Usa-se treinamentos para melhoria continua, implementação de mudanças para melhoria dos serviços (seja para sistemas ou infra) e tudo isso com base em estratégia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro