ITIL e COBIT nas instituições
Cada vez
mais no mundo atual médias e grandes empresas investem em tecnologia da
informação não apenas para se modernizarem, mas por compreenderem que o setor de
T.I. pode atuar nas estratégias de toda a empresa.
Através de
dados e informações o setor de T.I. apoia as demais áreas, inclusive gerências
e diretorias, na tomada de decisões com seus relatórios extraídos dos bancos de
dados dos sistemas utilizados, com a criação de setor Command Center com informações em tempo real de diferentes
situações e visão do futuro via implantação de novos sistemas e tecnologias,
além de melhorias naqueles utilizados.
Para auxiliar
em tudo isso muitas empresas utilizam o ITIL, o COBIT ou os dois
simultaneamente para auxiliar com processos e estratégias. O
primeiro está mais focado em “como fazer” enquanto o segundo em “porquê fazer”.
O ITIL é
utilizado nos processos e procedimentos, rico em detalhes e atua no
gerenciamento operacional padrão da T.I. A ideia seria melhorar o modo como o
setor oferece suporte aos serviços da instituição. Com suas regras ele atua
para definir perspectivas, planos e padrões, realiza o desenho de serviços e
faz a transição, investe nas operações e atua na melhoria contínua.
Podemos afirmar
que o ITIL pode ser utilizado no help desk da T.I. para melhorar o atendimento
na abertura de chamados e, com isso, reduzir tempo e custo nos atendimentos. Isso
vai desde a compra de um novo software até a implementação de processos e
treinamentos dos usuários para um retorno mais ágil e assertivo aos
colaboradores.
O COBIT pode e deve ser utilizado para toda a instituição, pois ele abrange o todo e contempla diversos setores com seus princípios. Sua implementação, de forma geral, vem de cima para baixo e necessita da coordenação dos executivos, diretores e gerentes da organização.
O COBIT pode e deve ser utilizado para toda a instituição, pois ele abrange o todo e contempla diversos setores com seus princípios. Sua implementação, de forma geral, vem de cima para baixo e necessita da coordenação dos executivos, diretores e gerentes da organização.
Por atuar em todos os setores é preciso saber lidar com a
resistência das pessoas em relação às mudanças, apresentar um plano que mostre
os benefícios e valores que serão levados ao negócio da empresa, implantar um
ciclo de vida alinhado com a governança, criar um ambiente de comprometimento
de todos os envolvidos e, o principal, antes de tudo estar contextualizado
sobre a cultura da empresa.
O COBIT
atua com as metas da empresa e nelas deve-se mitigar riscos e otimizar os
recursos. Pessoas habilitadas e treinadas devem atuar na empresa de forma que
os processos sejam melhorados e, assim, todo o fluxo da companhia atingido
e melhorado com sua implementação.
Ambos os
modelos podem ser utilizados na empresa porque enquanto o COBIT atua através de metas, reduções de riscos e otimização dos recursos” o ITIL
atua com os processos.
Em um
hospital onde existe um projeto de automação de alguns setores, entre eles
suprimentos, o uso do COBIT pela empresa auxilia com as metas. A ideia de
automatizar tende a diminuir riscos nas transferências de estoque e compras de
materiais e medicamentos e, ao mesmo tempo, melhorar o processo pra evitar
perdas e desperdícios.
Alinhado a
isso tem a implantação de dispensários eletrônicos de materiais e medicamentos
em unidades de internação e U.T.I. que através do ITIL auxilia na melhoria dos
processos com a implantação do equipamento integrado ao ERP da instituição.
Com o ITIL na
implantação dos dispensários existe valor agregado para a instituição, pois a
integração entre softwares possibilita a dispensação de medicamento ao paciente
no tempo certo e na dose certa. Ganha-se tempo, pois não há necessidade de ir à
farmácia hospitalar retirar o medicamento ou esperar que a leve já que o
equipamento está disponível e próximo ao posto de enfermagem.
A cobrança
em conta do paciente e a baixa de estoque ocorrem automaticamente e os
processos administrativos ocorrem em tempo real. A logística também consegue ver em tempo
real o consumo e pode realizar a reposição enquanto faturamento e financeiro
tem uma projeção real daquilo que vão cobrar e efetivamente receber.
Em caso de fracasso no uso do COBIT e ITIL pode acarretar em perda financeira para a instituição, pois processos que seriam alterados para melhoria agora prejudicam o andamento do todo. Descrédito entre as pessoas envolvidas e falhas na gestão para identificar e resolver os problemas.
Em caso de fracasso no uso do COBIT e ITIL pode acarretar em perda financeira para a instituição, pois processos que seriam alterados para melhoria agora prejudicam o andamento do todo. Descrédito entre as pessoas envolvidas e falhas na gestão para identificar e resolver os problemas.
Comentários