ITIL e COBIT nas instituições

Cada vez mais no mundo atual médias e grandes empresas investem em tecnologia da informação não apenas para se modernizarem, mas por compreenderem que o setor de T.I. pode atuar nas estratégias de toda a empresa.
Através de dados e informações o setor de T.I. apoia as demais áreas, inclusive gerências e diretorias, na tomada de decisões com seus relatórios extraídos dos bancos de dados dos sistemas utilizados, com a criação de setor Command Center com  informações em tempo real de diferentes situações e visão do futuro via implantação de novos sistemas e tecnologias, além de melhorias naqueles utilizados.
Para auxiliar em tudo isso muitas empresas utilizam o ITIL, o COBIT ou os dois simultaneamente para auxiliar com processos e estratégias. O primeiro está mais focado em “como fazer” enquanto o segundo em “porquê fazer”.
O ITIL é utilizado nos processos e procedimentos, rico em detalhes e atua no gerenciamento operacional padrão da T.I. A ideia seria melhorar o modo como o setor oferece suporte aos serviços da instituição. Com suas regras ele atua para definir perspectivas, planos e padrões, realiza o desenho de serviços e faz a transição, investe nas operações e atua na melhoria contínua.
Podemos afirmar que o ITIL pode ser utilizado no help desk da T.I. para melhorar o atendimento na abertura de chamados e, com isso, reduzir tempo e custo nos atendimentos. Isso vai desde a compra de um novo software até a implementação de processos e treinamentos dos usuários para um retorno mais ágil e assertivo aos colaboradores.

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 O COBIT pode e deve ser utilizado para toda a instituição, pois ele abrange o todo e contempla diversos setores com seus princípios. Sua implementação, de forma geral, vem de cima para baixo e necessita da coordenação dos executivos, diretores e gerentes da organização.
            Por atuar em todos os setores é preciso saber lidar com a resistência das pessoas em relação às mudanças, apresentar um plano que mostre os benefícios e valores que serão levados ao negócio da empresa, implantar um ciclo de vida alinhado com a governança, criar um ambiente de comprometimento de todos os envolvidos e, o principal, antes de tudo estar contextualizado sobre a cultura da empresa.
O COBIT atua com as metas da empresa e nelas deve-se mitigar riscos e otimizar os recursos. Pessoas habilitadas e treinadas devem atuar na empresa de forma que os processos sejam melhorados e, assim, todo o fluxo da companhia atingido e melhorado com sua implementação.
Ambos os modelos podem ser utilizados na empresa porque enquanto o COBIT atua através de metas, reduções de riscos e otimização dos recursos” o ITIL atua com os processos.
Em um hospital onde existe um projeto de automação de alguns setores, entre eles suprimentos, o uso do COBIT pela empresa auxilia com as metas. A ideia de automatizar tende a diminuir riscos nas transferências de estoque e compras de materiais e medicamentos e, ao mesmo tempo, melhorar o processo pra evitar perdas e desperdícios.
Alinhado a isso tem a implantação de dispensários eletrônicos de materiais e medicamentos em unidades de internação e U.T.I. que através do ITIL auxilia na melhoria dos processos com a implantação do equipamento integrado ao ERP da instituição.
Com o ITIL na implantação dos dispensários existe valor agregado para a instituição, pois a integração entre softwares possibilita a dispensação de medicamento ao paciente no tempo certo e na dose certa. Ganha-se tempo, pois não há necessidade de ir à farmácia hospitalar retirar o medicamento ou esperar que a leve já que o equipamento está disponível e próximo ao posto de enfermagem.
A cobrança em conta do paciente e a baixa de estoque ocorrem automaticamente e os processos administrativos ocorrem em tempo real. A logística também consegue ver em tempo real o consumo e pode realizar a reposição enquanto faturamento e financeiro tem uma projeção real daquilo que vão cobrar e efetivamente receber.
Em caso de fracasso no uso do COBIT e ITIL pode acarretar em perda financeira para a instituição, pois processos que seriam alterados para melhoria agora prejudicam o andamento do todo. Descrédito entre as pessoas envolvidas e falhas na gestão para identificar e resolver os problemas.

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