Marchinhas praticamente desapareceram do carnaval

Cidade de Analândia tem festa bem eclética e música tradicional perde espaço

Por Thiago Marcondes

Todo ano muita gente se programa para viajar, festejar, ir aos bailes (fantasiados ou não) ou em festas nas ruas com a expectativa de curtirem músicas de carnaval como marchinhas e samba-enredo, porém nem sempre isso acontece.

Localizada a cerca de 230 km da cidade de São Paulo, Analândia é bem conhecida na região por conta do carnaval de rua com as matinês e shows noturnos gratuitos para os habitantes e turistas. Pessoas dos municípios de Pirassununga, Rio Claro, Itirapina e São Carlos saem de suas casas para curtir a festa na praça principal.

Além da banda contratada para animar o Carnaval em 2016 alguns moradores da cidade têm um grupo chamado Bambala que sempre desfila nas noites de sábado acompanhados pela bateria. Havia uma equipe com seguranças para não permitir a entrada de garrafas no local. Houve gente que em dez minutos precisou abrir o cooler três vezes por conta da vistoria. Onze câmeras monitoravam o local permanentemente.


A banda, muito eclética, no sábado à tarde e à noite tocou várias estilos musicais, menos as marchinhas de carnaval. Músicas típicas parecem esquecidas pelos músicos e também pelos foliões. Apenas as pessoas acima de 25 anos prestaram atenção nisso e houve uma pequena reclamação, inclusive no Facebook.

Da matinê de domingo em diante as marchinhas foram tocadas pela banda e os foliões puderam curtir por no máximo 30 minutos as músicas típicas. Samba-enredo apareceu menos ainda e quando surgiu sempre havia vínculo com o futebol, ou seja, para animar os torcedores de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Tocar músicas de vários estilos e ter dançarinos para agitar as pessoas e ensinar as coreografias (alguns dispensam essa parte, pois não querem aprender a dançar a tal da "Metralhadora") é interessante, mas manter um pouco da tradição carnavalesca deveria ser uma prerrogativa nos eventos. Os músicos, ou a própria organização, poderiam ter esse feeling e colocar mais marchinhas para os foliões.

A banda era legal, o som estava bom e o clima bem por mais que tivesse uma ou outra confusão. Que o carnaval de 2017 tenha mais marchinhas, mais tradição e menos funk, axé, sertanejo, reggae além de outros estilos musicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro