A gourmetização da comida de rua

Eventos ocorrem em locais reservados onde troca-se a originalidade por modismo

Por Thiago Marcondes

O mercado de comida de rua no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, existe há muitos anos e os comerciantes usavam barraquinhas, carrinhos, trailers, carros, peruas, vans e, recentemente, chegaram os famosos e conhecidos food trucks (caminhões de comida em tradução literal).

Em algumas regiões, principalmente no centro da cidade, existem muitos pontos de venda e inúmeras pessoas se recusam a comer por duvidarem da qualidade do produto e da higiene. Em contrapartida há, também, inúmeras outras pessoas que comem sem problemas, pois o custo-benefício compensa. Com o passar do tempo tudo se moderniza. Inclusive o mercado de comidas de rua. A chegada dos food trucks fez parte da sociedade absorver a cultura (ou modismo) de deixar restaurantes de lado para fazer parte dessa "gourmetização".

O termo "gourmet" tem origem francesa e designa que um prato, o preparo, ou o ingrediente que compõe seja refinado. Basicamente a palavra significa "aquele que tem bom gosto" e muitos se apoderaram disso para elevarem os preços dos produtos. Seja um hambúrguer, um brigadeiro ou qualquer coisa que possa ser gourmetizada e consumida sem qualquer tipo de reflexão em relação à qualidade ou preço. O que vale mesmo é participar.

Em São Paulo os donos de food truck parecem não ter tanto interesse em permanecer nas ruas, pois as pessoas são atraídas para lugares fechados, geralmente estacionamentos que cobram cerca de R$ 2.500,00 por final de semana, com caminhões que oferecem diferentes tipos de produtos que vão desde hambúrguer até cervejas e doces. Os frequentadores desses locais entram em êxtase e não se importam em pagar valores altos pela comida em local sem estrutura decente para comportar tanta gente, pois o importante mesmo é seguir a onde e colocar a foto no instagram com qualquer hashtag que seja.


Tive oportunidade (não é bem essa palavra) de ir em um evento e o que vi foi muita gente, pouco espaço para circular, quase nenhuma mesa, poucos banheiros e produtos caros. Pode-se questionar que food truck vem do conceito de comida de rua e se eu quisesse conforto deveria ter ido para um restaurante. Pelo preço seria bem melhor.

Um lanche não sai por menos de R$ 20,00 e uma família com 4 pessoas vai gastar no mínimo R$ 120,00 com as bebidas inclusas. Por esse valor um restaurante valeria mais à pena, pois sempre tive em mente que comida de rua deve ser boa e barata e não com os chef''s, no estilo artistas, com vontade de aparecer mais que o próprio produto.

Esse mercado cresce e muita gente acredita que basta ter um caminhão bonito, um chef com barba e tatuado que as vendas vão ser altíssimas e o retorno garantido. Poucos têm conhecimento que para cozinhar em um espaço pequeno e restrito precisa ter muita experiência na cozinha.

Acredito que tudo deve se modernizar e evoluir, mas não ao ponto de deixar o produto extremamente caro e sua originalidade ser desvirtuada. Ainda sou do tempo que a kombi de hot-dog e o carro da pamonha (geralmente uma brasília ou variant) de fato vendiam as comidas de rua. Quem nunca ouviu a famosa frase "Pamonha fresquinha, pamonha caseira, pamonha, pamonha, pamonha".

Comentários

Unknown disse…
Fui no mercado, tinha sorvete de creme gourmet... fui no shopping tinha uma barraquinha chiquérrima de churros gourmet, pq o doce de leite do churros era Havana... eu há vi até TAPIOCA GOURMET... a coisa tomou proporções tão drásticas que qualquer dia vou chegar em casa e encontrar meu cachorro com uma placa de Prazer, eu sou Gourmet...
Geovan Sena disse…
Hahahaha boa essa do cachorro
Anônimo disse…
As portas de Faculdade é um bom exemplo
tem ate nas arvores kkkkkk
Paula disse…
Muito bom,gostei bastante do conteudo do blog.

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