Orlando Silva é a bola da vez em caso de corrupção

Escândalos em ministérios chega à pasta do esporte e pode causar mais desgastes no governo

Por Thiago Marcondes

Há menos de 03 anos para começar a Copa do Mundo de Futebol e 05 das Olimpíadas, na cidade do Rio de Janeiro, o cenário político esportivo brasileiro vive mais uma questão polêmica e com casos de corrupção que agora envolvem Orlando Silva, Ministro do Esporte.

O ministro foi acusado de receber dinheiro não contabilizado, ou seja, de corrupção, na garagem do ministério na capital federal. Ele mesmo foi pego de surpresa e voltou às pressas de Guadalajara, no México, onde ocorrem os jogos Pan Americanos, para dar explicações à presidente Dilma Rousseff e, também, à sociedade brasileira.

O esquema de corrupção foi denunciado pela revista Veja, que não é lá essas coisas em matéria de confiança, mas que nos últimos tempos acertou em algumas situações e com suas reportagens investigativas ministros perderam seus empregos. O caso do Ministério do Transporte foi o mais notório e revelou inúmeros problemas na política nacional.

Ainda está muito cedo para saber se Orlando Silva é culpado ou inocente. Investigações serão realizadas e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicita explicações. Dilma diz acreditar na inocência de Silva enquanto a oposição quer o afastamento do ministro durante a apuração das informações até que o caso seja concluído.

Como falta pouco tempo para 02 grandes eventos esportivos no país a credibilidade do governo e daqueles que trabalham nele tem tudo para ir água abaixo os escândalos dos últimos tempos.

As obras para os estádios para a Copa está uma vergonha e em São Paulo terá dinheiro público no investimento para a construção do Itaquerão, que provavelmente sediará a primeira partida do torneio. De acordo com os governos estadual, municipal e federal, na época em que foi anunciada a decisão, a capital paulista não teria um incentivo sequer. Mas todos sabem que por conta da briguinha entre C.B.F. e São Paulo Futebol Clube o Morumbi não foi aceito como sede e, com isso, um novo local deveria ser erguido e muita grana usada para um evento dessa magnitude.

Os estádios no Mato Grosso, Brasília e Manaus serão grandes elefantes brancos após o torneio. Bem que a sociedade poderá reivindicar o local para jogar suas peladas de domingo já que o futebol não tem tradição nesses estados.

No caso das Olimpíadas praticamente toda a infra-estrutura terá de ser construída. Em 2007 o Rio de Janeiro sediou o Pan-Americano e construiu a Vila Olímpica, ginásios poliesportivos e tudo o mais ao custo de R$ 4 bilhões, mas o orçamento inicial foi de aproximadamente R$ 400 milhões. Porém, depois verificou-se que praticamente tudo aquilo não servirá para o torneio.

Muito dinheiro foi gasto, muito mais será investido e a sociedade, que deveria ser a maior beneficiada, será quem arcará com grande parte do custo. Muitos afirmam que a infra-estrutura que será criada/reformada como rodovias, aeroportos, sistema de transporte público etc irá melhorar a situação de todos, inclusive do povão.

No momento é isso o que menos se vê, pois no Ministério do Transporte muitos caíram por conta de corrupção e no Ministério do Esporte, ao que tudo indica, parece ir para o mesmo caminho. O desfecho ninguém sabem a não ser que os culpados não serão punidos e outros corruptos virão tudo sob o olhar do governo, oposição e, também, com o CZAR Ricardo Teixeira à frente da entidade máxima do futebol no Brasil, a C.B.F.

Thiago Marcondes é Jornalista

Comentários

Meu caro Thiago, maisuma vez você nos alerta sobre a vergonha nacional, que antes era conhecida como paixão nacional.
Muito oportuna sua mensagem num momento em que o ministro de Esportes pode estar envolvido em mais um caso de corrupção.
Parabéns pelo texto.
Abraços
ivan

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro