O futebol seria o ópio do povo?

Assim como os jogadores, atualmente políticos fazem pouco por seu país

Por Thiago Marcondes

A Copa América de 2011, disputada na Argentina, tem gerado inúmeras discussões por conta dos empates da seleção anfitriã contra a Bolívia (1x1) e com a Colômbia (0x0). A fraca atuação de seus badalados jogadores, em especial Messi, o melhor de mundo em 2009 e 2010, embala os debates no Brasil.

O Brasil, com jogadores como Pato, Ganso, Neymar e Robinho, também decepcionou ao empatar com a fraca Venezuela, onde o futebol é apenas o 4º esporte mais popular em 0x0. O próximo confronto é contra o Paraguai, adversário mais forte, e pode ser que uma ZEBRA (sulamericana e não africana) aparece no caminho.

O futebol, como quase sempre, domina as pautas dos meios de comunicação e, consequentemente, o cotidiano da sociedade. A preocupação com as apresentações por Brasil e Argentina é compreensível até certo ponto? Claro! Mas e quanto a situação dos países  vizinhos ao Brasil, e até mesmo com o Brasil, onde fica?

Cruzar a fronteira brasileira com qualquer país não é tarefa difícil e o controle tampouco efetivo. Por isso armas, drogas e contrabando entram e saem do Brasil com uma facilidade tremenda. Trabalhadores, em sua maioria bolivianos, passam como turistas e chegam em São Paulo para trabalharem em confecções do Bom Retiro em péssimas condições e são mantidos praticamente como escravos.

No Perú, recentemente, o candidato de esquerda Ollanta Humala foi eleito presidente do país e espera-se que reformas políticias e econômicas sejam realizadas para que o dinheiro seja distribuído e chegue às camadas mais pobres da sociedade. Assim como o Brasil, a Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela já estão nesse caminho e a população mais carente já sente as melhorias na sociedade como aumento de empregos e renda.

Por nossas bandas, em 01 mês, o governo Dilma perdeu 02 ministros por conta de supostos esquemas de corrupção. As obras para a Copa do Mundo já estão super-faturadas e muitos trabalhadores realizam greves para reivindicar melhores salários e condições de trabalho.

Na cidade de São Paulo o prefeito Gilberto Kassab, que criou um novo partido e provavelmente apoiará a gestão petista, ganhou outro aumento de salário enquanto professores e médicos da rede pública continuam com ganhos abaixo do que profissionais da área deven receber.

Os preços do combustível (escutei na CBN que o etanol aumentou depois de uma leve queda), transporte, moradia e alimentação (somente alguns exemplos) estão elevados e salário mínimo pouco acrescentou. Aliás, projetos para elevá-lo a um patamar digno de se viver não exsite e os políticos pouco querem fazer isso.

Leia o parágrafo IV do artigo 7º da Constituição brasileira e veja a mentira e o descaso contra a sociedade.

"IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;"

Indignação? Tristeza? Raiva? Calma, pois tudo isso vai passar se a seleção ganhar do Paraguai pela Copa América.

Thiago Marcondes é Jornalista

Comentários

Anônimo disse…
Mas ficamos no empate sofrido. Deixamos de ser o país do futebol há muito tempo pois o povo já não vê jogadores que suam a camisa de seus cluber e nem mesmo da seleção brasileira. Hoje, jogador muda de time assim como político muda de partido e não é por ideal, mas por dinheiro. Torcedores vão a campo para vaiar, para brigar, como se estivesse em uma sessão de descarrego.
Abraços,
Ivan

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro