sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nelson Mandela fará 92 anos e...

...será que a mídia vai divulgar?
 
 Estátua de Mandela em Cape Town - 23/07/2007

A mídia brasileira estava praticamente toda voltada para noticiar a Copa do Mundo e deixou a gente sem grandes informações sobre os eventos que acontecia no Brasil e no Mundo.

Tivemos notícias do avanço da proposta do matrimônio gay na Argentina, as discussões da lei "Ficha Limpa" para os políticos e o problema ambiental vivido pelos estadunidenses. O blog Papo pra Pensar (http://papoprapensar.blogspot.com) tem um texto interessante sobre isso.

Mas enfim, não quero generalizar e sim falar de algo mais específico. Dia 18 de julho Nelson Mandela completará 92 anos de vida e acredito que poucos meios de comunicação divulgarão o fato.

Não é meu intuito e, também não deve ser o da mídia, relatar a data de aniversário de personalidades em seus veículos de comunicação. Porém, ao informarem conseguiriam dinfundir e divulgar ainda mais os feitos desse grande homem que lutou pela igualdade racial na África do Sul.

Nelson Mandela lutou pela liberdade dos negros e a igualdade na sociedade sul-africana durante toda a sua vida. Participou da luta armada e foi condenado à prisão perpétua em 1964 por querer uma nação com os mesmos direitos para todos.

Mesmo na prisão, Mandela conseguia enviar cartas para que o partido organizasse manifestações contra o apartheid. Na década de 90 foi libertado e após o fim do regime, em 1993, tornou-se presidente da África do Sul.

Nesse texto tem somente uma pitada da grandiosa e importante história de Nelson Mandela , homem que lutou e conseguiu derrubar o regime de separação racial para reconciliar todos os sul-africanos. Seu feito serviu (e ainda serve) para que demais países não discriminem pessoas independente de sua cor de pele ou etnia.

Espero que a mídia com todo o seu poder não deixa essa data passar sem noticiar os feitos de Mandela. Sabemos que nem sempre é do interesse divulgar perssoasque lutaram por igualdade e uma sociedade mais justa para todos, principalmente para o mais pobres e, no caso do Nelson, pelos negros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Verdade, Thiago. Vamos esperar pra ver se vão falar a respeito.

Thiago Marcondes disse...

Pelo que ví, não citaram nada. É uma vergonha mesmo a nossa mídia.

Marcos Guedes disse...

é cara, vi um narrador esportivo apenas comentando...
Sem querer tirar o mérito de celebridades, que têm programas especiais reprisados ano a ano, penso que pessoas como o Mandela deveria ter muito mais espaço na mídia, pois sua luta simboliza algo muito maior do que apenas o entretenimento. Simboliza uma luta a favor da humanidade.