O Árabe do Futuro 3: Uma juventude no Oriente Médio (1985-1987)

No terceiro livro que conta a história de Riad Sattouf, filho de pai sírio e mãe francesa, que foi morar no Oriente Médio e viveu em culturas totalmente diferentes, ele relata mais um pouco da sua rotina em Homs, a escola, os amigos e a vivência em meio à pobreza da região.

Na escola continua com problemas com seus colegas, que ainda pensam que ele e sua mãe é judeu e sempre pegam no seu pé conta disso. O ensino permanece rigoroso e tudo baseado na religião onde os professores usam porretes e réguas para corrigir e castigar os alunos. Mesmo com notas altas, sempre próximo de 10, não pode errar o alcorão quando solicitado em classe.

Sua mãe não fala árabe e cada vez mais fica dependente do pai para se comunicar com os parente. Nas reuniões familiares, homens ficam separados das mulheres, ela pouco interage com as demais por conta da barreira da língua. Isso também impacta na relação dela com as demais crianças. Além disse tem a questão financeira, pois vivem em uma cidade relativamente pobre mesmo que o marido tenha um bom emprego na Síria.


Esse livro não trás tantas novidades, mas mostra que o pai de Riad que não é tão religioso por ter perdido contato com suas raízes, e que gosta de se dizer moderno e falar que estudou na famosa Universidade de Sobornne, na França precisa praticar o Ramadã por sentir obrigação para provar ter uma fé (em algo que não acredita).

Provavelmente o mais emblemático acontecimento na família seja a chegada de outro irmão. Riad, em alguns momentos, fica extremamente irritado com o outro irmão por ele mexer em seus brinquedos. Enfim, quando passam férias ou períodos na França onde tudo é diferente ele começa a realizar questionamentos do mundo em que vive.

Ficha Técnica

Livro: O Árabe do Futuro 2: Uma juventude no Oriente Médio (1984-1985)
Autor: Riad Sattouf
Editora: Intrínseca
Publicação: 2017
Páginas: 152

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro