Filhos de Nazistas

O Nazismo e suas atrocidades cometidas por Adolf Hitler, Paul Josph Goebels (Ministro da Propganda e grande responsável por disseminar as terríveis ideias pelo país) e outros personagens como Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele foram responsáveis pela morte milhares de pessoas ao longo da Segunda Guerra Mundial. Mesmo após sua derrocada diante do Exército Soviético continuou a propagar suas ideias através de pessoas que acreditavam que a raça ariana era superior as demais e com filhos de alguns oficiais da época.

Eles eram mandantes de crimes horríveis e cometiam barbaridades contra os judeus, mas em casa e com suas famílias extremamente amáveis e adoráveis. Muitos de seus filhos, mesmo após o final da guerra e o julgamento de Nuremberg, não conseguiram acreditar que seus pais lutaram por um ideal e eram criminosos. As crianças e adolescentes tinham vidas luxuosas e após a queda do Terceiro Reich tudo mudou para eles, quando os pais passaram de heróis alemães à carrascos mundiais. 

A autora Tania Crasnianski é neta de um ex- oficial nazista que sempre se negou a falar sobre aqueles tempos e isso a motivou a pesquisar e demonstrar as verdades sobre o que ocorreu na época. O livro não é uma ficção e em diversos momentos sente-se que ela tenta, mesmo sem ter culpa alguma, se desculpar por tudo que passou naquele período.

Logo no começo do livro ela fala de Gudrun Himmler, a "Puppi" do nazismo. Seu pai Heinrich Himmler não tinha escrúpulos com os judeus e ela era apaixonada por ele. Enquanto pode tentou manter a memória e os ideias do pai vivos através de trabalho voluntário para ajudar oficiais que ainda estavam para ser julgados ou eram procurados pela justiça alemã e de outros países.

Foto retirada do site da Amazon

Edda goring, a "princesinha do Nero da Alemanha Nazista", tinha todo o luxo possível proporcionado pelo seu pai, Hermann Goring, que a via como a grande mulher da Alemanha e que poderia levar ao  futuro as ideias do partido Nacional Socialista (que de socialista não tinha nada). Ela e outros ainda tentam manter as memórias dos pais.

A narrativa do livro prende o leitor, pois sabe-se que os filhos dos oficiais não tinham culpa das ações dos pais e mesmo assim existe a sensação que em determinado momento eles mudem de opinião e vejam a verdade e as atrocidades cometidas. Do meio do livro para o final são falados casos onde os filhos não são condizentes com essas atitudes e, assim como a autora, questionam os horrores cometidos. Há até quem tenha se mudado para Israel e se convertido ao judaísmo.

Existe um capítulo especial para Josef Mengele, médico que realizou experimentos com os judeus e refugiou-se no Brasil. O capítulo conta sobre a vista do filho e todo o esquema montado para que ele não fosse perseguido. Para nós brasileiros é uma parte essencial do livro para entender como ele viveu muito tempo no país sem ser pego e/ou incomodado. Nunca se desculpou ou disse que estava errado o que fez. Pelo contrário, manteve sempre os ideais.

Para quem gosta de história, principalmente da Segunda Guerra Mundial e sobre o nazismo, acredito que o livro é uma leitura obrigatória e extremamente importante para entender um pouco sobre os descendentes daqueles que cometeram atrocidades.


Ficha Técnica


Livro: Filhos de Nazistas
Autor: Tania Crasnianki
Editora: Vestígio (Grupo Autêntica)
Publicação: 2018
Páginas: 238


Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro