Quito por la noche

Encantadora durante o dia e maravilhosa a noite

Por Thiago Marcondes

Quito é a segunda capital mais alta do mundo e está atrás apenas de La Paz, na Bolívia. Charmosa, a cidade tem inúmeras atrações turísticas no centro e também em regiões próximas e, em muitos momentos, tem uma mescla com Bogotá por conta da arquitetura e também preserva a cultura indígena, com muitas cholitas pelas ruas.

Ficarei por 20 dias na cidade porque, junto com minha esposa, faço um intercâmbio de idioma e a escola, Instituto Superior Español, oferece passeios durante o dia e à noite, como um tour pela cidade com paradas em diversos bairros e pontos turísticos pela cidade. O mesmo passeio também é realizado por outras agências com um custo de US$ 10.

Basílica del Voto Nacional - Quito
Basílica del Voto Nacional

O tour começa pela Igreja da Basília com um estilo gótico e com cerca de 125 anos de existência. De acordo com o guia a igreja é a maior da América Latina e a segunda está em São Paulo, mas na internet encontrei informações sobre outra instituição na Argentina que é maior. Linda e imponente, tem extrema importância na história da cidade por conta da religiosidade do povo.

Em seguida a visita foi no bairro San Juan, bem próximo à basílica, para mostrar a segurança de Quito e que as pessoas vão aos parques praticar esportes tranquilamente durante a noite. Como qualquer cidade sul-americana existem áreas seguras e outras violentas e, de acordo com a maioria dos equatorianos, o ideal é não andar sozinho e tampouco em ruas pouco movimentadas. Nos parques existem equipamentos de ginásticas, quadras de futebol e outros esportes.


Quito

O centro da cidade está a aproximadamente 2.700 metros acima do mar e o passeio sempre é feito de carro, mas nas paradas os turistas caminham e precisam tomar cuidado com a altitude. Neste local a vista da cidade é linda e existe um restaurante onde há possibilidade de jantar e ver toda a cidade.

Quito - Toctiuco

No bairro de Toctiuco, que o guia chama de "Barrio Popular", mas na verdade está uma das periferias de Quito, os turistas podem provar a "Tripa Mishqui", comida típica equatoriana que nada mais é que intestino de vaca. A parada foi em uma rua onde uma senhora, com um carrinho de churrasco, preparava a carne. Quem me conhece diz que sou fresco para comer e, geralmente, não provaria algo assim. Comi, gostei, mas não seria algo para meu dia-a-dia.


Quito - Toctiuco

A penúltima parte do tour, realizada no centro da cidade, tem parada na Plaza Grande e na chamada "Calle de las siete cruces" com igrejas, casas, conventos e edifícios centenários, além do palácio do governo. Existe muita história nessa região e no passado dois presidentes equatorianos foram mortos por conta de insatisfações populares. Para quem gosta de história visitar o lugar se torna obrigatório.


Plaza Grande - Quito

Plaza Grande - Quito

Por último, e extremamente importante para os equatorianos, visita-se o El Panecillo que está 3.000 metros acima do mar. A escultura da Virgem de Quito protege os equatorianos e tem uma história bem peculiar. Ela está de frente para o lado norte da cidade e de costas para o sul, onde ficam os bairros mais pobres. De acordo com a lenda ela abençoa o norte por estar de frente e o sul, menos desenvolvido, sofre porque ela deu as costas ao povo.


El Panecillo

Nessa parada prova-se o canelazo, bebida típica feita água, lulo (fruta da região) e canela. Pode ser adicionado licor ou beber sem álcool. Tem, também, o pristiño, um tipo de pão feito com farinha de trigo e mel.


El Panecillo


El Panecillo

Estive no El Panecillo de o dia e de noite, o que me agradou mais porque a vista da cidade fica muito mais bonita. Além de subir na escultura, apreciar a vista não há nada mais para fazer no local. Existem algumas tendas com comidas e bebidas locais e artesanatos, porém todos os produtos são facilmente encontrados no centro de Quito.

Há possibilidade de chegar ao local de transporte público, como fiz durante o dia, mas recomendo o passeio noturno por conta do charme de uma cidade que está entre montanhas e vales, e sem muitos edifícios altos para poluir a visão.

Artigos relacionados:

Comentários

Fabiana disse…
Ótimas referências, lindo roteiro de viagem.
Geovan Sena disse…
Sensacional parabéns pelo artigo, ótima referencia.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro