segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aconteceu em 11 de junho

Fatos históricos que marcaram o mundo e seus acontecimentos

Por Thiago Marcondes

À partir de hoje, todos os meses o blog escolherá um dia qualquer do mês para postar alguns fatos marcantes ocorridos em anos anteriores e, também, fará um breve comentário de alguns casos e situações.

1429 - Começa a batalha de Jargeau na Guerra dos Cem Anos, mas que durou 116 e foi entre 1337 e 1453, onde franceses e ingleses disputavam poderes econômicos e territoriais.

1496 - Critóvão Colombo retornar à Cadiz, cidade espanhola, após sua segunda viagem à América.

1580 - Juan de Garay funda a cidade de Buenos Aires, capital da Argentina e atualmente um dos destinos mais visitados pelos turistas brasileiros.

1666 - Inglaterra e Holanda se enfrentaram na batalha de barco a vela mais longa da história, conhecida como "Batalha de Quatro Dias". Anos depois ambas nações disputariam o poder pela África do Sul.

1865 - Na Guerra do Paraguai, umas das mais perversas do continente, o Brasil vence a Batalha Naval do Riachuelo.

1951 - Portugal promulga uma lei que converte em territórios ultramarinos as colônias, mas assim não impede que a exploração e a miséria permaneçam sob o povo dominado.

1987 - Margareth Thatcher inicia seu terneiro mandato no Reino Unido e dá continuidade em suas políticas liberais.

1996 - Explode o Osasco Plaza Shopping. Saldo da tragédia: 42 mortos e 372 vítimas. "Três anos depois do acidente, a Justiça de São Paulo condenou cinco pessoas pela explosão: o diretor comercial do shopping e quatro engenheiros. Todos foram absolvidos em 2005 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por falta de provas. O shopping só indenizou as vítimas depois de ter recorrido até ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)", de acordo com o jornal O Estado de São Paulo.

2001 - Timothy McVeigh executado pela explosão de um prédio em Oklahoma City em 1995. O atentado deixou mais de 160 mortos e na época cogitou-se (fortemente) que o ataque foi proveniente da Al-Qaeda.

2009 - A Organização Mundial de Saúde elevou para nível 6 a pandemia da Gripe A, que matou inúmeras pessoas ao redor do mundo. A pandemia estava decretada.

2010 - Começa a Copa do Mundo na África do Sul, onde a Espanha se consagraria campeã pela primeira vez. Foi um belo campeonato apesar da corrupção e das exigências da F.I.F.A. que pensou somente em lucrar, lucrar e lucrar.

Thiago Marcondes é Jornalista

Nenhum comentário: