Futebol em plena pandemia

Por Thiago Marcondes

Alguns campeonatos estaduais no Brasil voltaram a ter jogos e no Rio de Janeiro existe até um campeão, o Flamengo, que venceu o Fluminense em estádio vazio e com o Rafinha respondendo às provocações dos rivais com brincadeira, como o futebol deve ser. Chega de violência!

Confesso que de uns tempos para cá não tenho lido tanto as notícias online e visto telejornais, mas leio as revistas que assino e nem sempre o foco delas é o COVID-19, apesar de quase tudo girar em torno da pandemia. Mas sei que o Brasil, e principalmente São Paulo, ainda têm níveis altos de contaminação e mortes pelo vírus.

O campeonato paulista retorna hoje, após 4 meses paralisado pela pandemia, e com o clássico entre Corinthians e Palmeiras que, assim como demais jogos, não terá público. A F.P.F. (Federação Paulista de Futebol) e os clubes seguem um protocolo padrão para garantir a saúde dos envolvidos e a não disseminação do vírus ao longo dos eventos, que pode reunir aproximadamente 300 profissionais por partida.

O que vou dizer aqui pode ser polêmico, mas é uma opinião que espero ser respeitada, assim como respeito a dos demais. Não estou de acordo com a volta do futebol em um momento crítico e sensível para a população, por mais que seja um divertimento para que se confina em casa, pois os profissionais envolvidos podem estar contaminados e se contaminarem. Também não acredito no ditado que "o futebol é o ópio do povo" porque temos liberdade para fazer escolhas e elas devem ser respeitadas.



Futebol é esporte de contato e por mais que existam protocolos ao longo da partida existe marcação entre os times, barreira para faltas, comemoração do gol etc. Cito isso porque em casa foram tomados os devidos cuidados por ter crianças, grávida e idosos e mesmo assim pessoas foram contaminadas.

Infelizmente, do meu ponto de vista, a pressão econômica dos clubes foi fator chave para o retorno do campeonato paulista e outros no Brasil e as autoridades cederam. Entendo que em algum momento tudo deve voltar à normalidade, mas os torneios poderiam esperar um pouco mais de tempo.

Sou torcedor do Corinthians com mais de 100 partidas vistas da Arena e tantas outras no Pacaembu, mas nem por isso concordo com todas as atitudes dos dirigentes do clube e dos demais times, além das autoridades com esse retorno. Meu amor pelo time hoje não supera o que vejo na sociedade em relação à pandemia e, de verdade, não ligo para o jogo e seja lá qual for o resultado dele e do próprio campeonato.

Para quem pensa o contrário, divirta-se com os jogos e proteja-se ao sair na rua. Pense no em você e no próximo.

Obs.: optei por utilizar uma foto em que fui ao estádio, pois sempre vou com meus amigos e minha esposa. Não deixei de ser um apaixonado pelo clube ou o esporte, apenas optei, nesse momento, em não apoiar a volta dos campeonatos.

Comentários

Geovan Sena disse…
Faz falta poder ver os jogos mas também levo em consideração que a suade tem que ser colocada em primeiro lugar.
Espero que com retorno dos jogos isso se mantenha de portas fechadas ate ter a vacina definitiva.

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro