O Empreendedorismo

"A vida é muito curta para a gente repetir os caminhos" - Amyr Klink

Por Thiago Marcondes
 
Em um mundo cada vez mais competitivo, onde os mercados financeiro e de trabalho estão cada vez mais acirrados, o empreendedorismo serve de base para que pessoas e empresas inovem em suas idéias, produtos, serviços e/ou projeto.

Uma pessoa empreendedora não é somente aquela que abre o próprio negócio. Pode ser também um funcionário de uma empresa que ao pensar em um novo produto ou processo (somente para citar alguns casos) alavanca os negócios e contribua para a melhoria dos resultados.

Para conquistar o mercado, ou ao menos a fatia desejada, o empreendedor não deve ter medo de se arriscar e de investir em seu negócio. Claro que antes de disponibilizar dinheiro pesquisas podem ser realizadas para avaliar o risco e, consequentemente, mensurar se haverá ou não sucesso em sua empreitada. Todo empreendedor deve ser também um observador, pois há muitos casos onde a oportunidade passa à sua porta, ou seja, bem diante de seus olhos, e ainda assim ele não a agarra. 

No vídeo PIPOCA DO VALDIR - EMPREENDEDORISMO POPULAR constata-se uma pessoa de visão e coragem para empreender em um carrinho de pipocas, pois se sabe que esse serviço existe em inúmeros locais e a concorrência é extremamente grande.

O Valdir, ao investir seu tempo, dinheiro, vontade e conhecimento no carrinho de pipocas não pensou somente em vender seu produto para conseguir seu sustento. Ele almejou (e conseguiu!) ser o melhor pipoqueiro da região através de inovações como os aventais personalizados para cada dia da semana, a higiene do seu instrumento de trabalho realizada diante dos clientes, o álcool gel disponibilizado para higienização, o kit limpeza oferecido e, também, o chamado cartão fidelidade onde o consumidor recebe uma pipoca grátis após juntar 05 selos. 

Amyr Klink, o famoso navegador brasileiro, também foi um grande empreendedor quando, na década de 90, decidiu atravessar o oceano atlântico em um barco a remo. A decisão foi difícil, pois inúmeros navegadores perderam a vida porque seus barcos tombaram. 

Klink conta que após uma conversa com seu engenheiro decidiram que o mais viável seria criar um barco que capotasse ao longo do percurso, pois assim ele teria a possibilidade de voltar a embarcação para uma posição navegável e concluir seu projeto, que era sair de Luderitz, no continente africano, e chegar ao Brasil, na cidade de Salvador. 

Tanto no caso de Amir Klink quanto no do pipoqueiro Valdir a pesquisa e o planejamento foram vitais para o sucesso do empreendimento. Claro que surpresas e oportunidades podem surgir ao longo do caminho e, para tirar proveito disso, observaram o momento e agarraram a chance de fazer algo novo e inovador. 

Pessoas que não conseguem enxergar oportunidades em suas vidas muitas vezes vêem seus empreendimentos, ou melhor, seus negócios, afundarem e com isso suas empresas fecharem por falta de inovação e empreendimento. 

Uma história interessante de falta de observação em um empreendimento pode ser conferida no jornalismo, mas não se sabe se de fato ocorreu ou se é um mito. 

O empreendimento na vida de um jovem era ser um jornalista para entrevistar um grande político. Ele conseguiu agendar uma entrevista com o prefeito de uma cidade e ao chegar à prefeitura o prédio estava chamas, pois um incêndio havia consumido o local. 

Ao retornar à redação do jornal, seu chefe questionou porque não havia conseguido a entrevista que seria destaque no dia seguinte e obteve a seguinte resposta: “a prefeitura estava em chamas e não foi possível falar com o prefeito”. Ou seja, o jovem jornalista deixou escapar aquela que poderia ser sua grande reportagem e, também, matéria de capa pelo simples fato de não ter observado o contexto da situação. 

Thiago Marcondes é Jornalista e quer se tornar um grande empreendedor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida de Pasteleiro

Night Club distribui panfleto em semáforo

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico