O Empreendedorismo
"A vida é muito curta para a gente repetir os caminhos" - Amyr Klink
Por Thiago Marcondes
Em um mundo cada vez mais competitivo, onde os mercados
financeiro e de trabalho estão cada vez mais acirrados, o empreendedorismo serve
de base para que pessoas e empresas inovem em suas idéias, produtos, serviços
e/ou projeto.
Uma pessoa empreendedora não é somente aquela que abre
o próprio negócio. Pode ser também um funcionário de uma empresa que ao pensar
em um novo produto ou processo (somente para citar alguns casos) alavanca os
negócios e contribua para a melhoria dos resultados.
Para conquistar o mercado, ou ao menos a fatia
desejada, o empreendedor não deve ter medo de se arriscar e de investir em seu
negócio. Claro que antes de disponibilizar dinheiro pesquisas podem ser
realizadas para avaliar o risco e, consequentemente, mensurar se haverá ou não
sucesso em sua empreitada. Todo empreendedor deve ser também um observador,
pois há muitos casos onde a oportunidade passa à sua porta, ou seja, bem diante
de seus olhos, e ainda assim ele não a agarra.
No vídeo “PIPOCA DO VALDIR - EMPREENDEDORISMO POPULAR” constata-se uma pessoa de visão e coragem para empreender em um carrinho de
pipocas, pois se sabe que esse serviço existe em inúmeros locais e a
concorrência é extremamente grande.
O Valdir, ao investir seu tempo, dinheiro, vontade e conhecimento no carrinho de pipocas não pensou somente em vender seu produto para conseguir seu sustento. Ele almejou (e conseguiu!) ser o melhor pipoqueiro da região através de inovações como os aventais personalizados para cada dia da semana, a higiene do seu instrumento de trabalho realizada diante dos clientes, o álcool gel disponibilizado para higienização, o kit limpeza oferecido e, também, o chamado cartão fidelidade onde o consumidor recebe uma pipoca grátis após juntar 05 selos.
O Valdir, ao investir seu tempo, dinheiro, vontade e conhecimento no carrinho de pipocas não pensou somente em vender seu produto para conseguir seu sustento. Ele almejou (e conseguiu!) ser o melhor pipoqueiro da região através de inovações como os aventais personalizados para cada dia da semana, a higiene do seu instrumento de trabalho realizada diante dos clientes, o álcool gel disponibilizado para higienização, o kit limpeza oferecido e, também, o chamado cartão fidelidade onde o consumidor recebe uma pipoca grátis após juntar 05 selos.
Amyr Klink, o famoso navegador brasileiro, também foi
um grande empreendedor quando, na década de 90, decidiu atravessar o oceano
atlântico em um barco a remo. A decisão foi difícil, pois inúmeros navegadores
perderam a vida porque seus barcos tombaram.
Klink conta que após uma conversa com seu engenheiro
decidiram que o mais viável seria criar um barco que capotasse ao longo do
percurso, pois assim ele teria a possibilidade de voltar a embarcação para uma
posição navegável e concluir seu projeto, que era sair de Luderitz, no
continente africano, e chegar ao Brasil, na cidade de Salvador.
Tanto no caso de Amir Klink quanto no do pipoqueiro
Valdir a pesquisa e o planejamento foram vitais para o sucesso do
empreendimento. Claro que surpresas e oportunidades podem surgir ao longo do
caminho e, para tirar proveito disso, observaram o momento e agarraram a chance
de fazer algo novo e inovador.
Pessoas que não conseguem enxergar oportunidades em
suas vidas muitas vezes vêem seus empreendimentos, ou melhor, seus negócios,
afundarem e com isso suas empresas fecharem por falta de inovação e
empreendimento.
Uma história interessante de falta de observação em um
empreendimento pode ser conferida no jornalismo, mas não se sabe se de fato
ocorreu ou se é um mito.
O empreendimento na vida de um jovem era ser um
jornalista para entrevistar um grande político. Ele conseguiu agendar uma
entrevista com o prefeito de uma cidade e ao chegar à prefeitura o prédio
estava chamas, pois um incêndio havia consumido o local.
Ao retornar à redação do jornal, seu chefe questionou
porque não havia conseguido a entrevista que seria destaque no dia seguinte e
obteve a seguinte resposta: “a prefeitura estava em chamas e não foi possível
falar com o prefeito”. Ou seja, o jovem jornalista deixou escapar aquela que
poderia ser sua grande reportagem e, também, matéria de capa pelo simples fato
de não ter observado o contexto da situação.
Thiago Marcondes é Jornalista e quer se tornar um grande empreendedor
Comentários