Copa Africana de Nações: curiosidades sobre o continente
O continente africano tem cerca de 54 nações que disputam as eliminatórias para ver quem se classifica para o torneio, que em 2022 tem sede em Camarões, nação mais ao centro da África. Era para ter ocorrido em 2021, mas por conta da COVID-19 foi adiado para este ano.
As 2 edições iniciais foram disputadas em 1957 e 1959 e contaram apenas com 3 seleções, que na época não eram colônias dos europeus. Egito, Etiópia e Sudão jogaram a primeira edição e os egípcios sagraram-se campeões. A segunda edição o Egito disputou como República Árabe Unida, composta pela Síria, e também venceu.
Ontem começou o torneio e assisti ao segundo tempo de Camarões x Burkina Faso, com alguns jogadores bons e que jogariam tranquilamente no futebol brasileiro. Não digo que seriam destaques, mas seria possível pagar cerca de R$ 60 mil de salário e fariam o mesmo que alguém com salário de R$ 200 mil.
Assisti o primeiro tempo de Cabo Verde versus Etiópia e naquele momento, para a série A do brasileirão, acredito que nenhum jogador seria aproveitado.
A federação africana permitiu que as seleções inscrevessem até 28 jogadores por conta do covid. Cabo Verde levou 28, mas para o jogo de hoje tem somente 17 à disposição.
Outras curiosidades sobre o torneio são:
1) não existe chance de um jogo ser adiado por covid. Time precisa ter 11 jogadores e não importa quem vai jogar no gol.
2) nos jogos de Camarões, time da casa, 80% de público liberado. Nos demais, 60%.
3) o continente tem baixa porcentagem de vacinação e mesmo assim podem encher os estádios.
4) Camarões tem conflitos internos por questão de terra, tipo uma guerra, e o governo para resolver o impasse colocou mais soldados nas ruas mas regiões de conflito.
5) o presidente de Camarões, Paul Byia, já foi eleito 7 vezes para o cargo e na copa de 90 ele obrigou a convocação do Roger Milla, que na época gerou questionamentos. O jogador foi o destaque do país na copa.
Espero conseguir assistir mais jogos do campeonato, porém snão será possível durante a semana porque as partidas são no período da tarde do horário de Brasília.
Comentários