Copa Africana de Nações: curiosidades sobre o continente

O continente africano tem cerca de 54 nações que disputam as eliminatórias para ver quem se classifica para o torneio, que em 2022 tem sede em Camarões, nação mais ao centro da África. Era para ter ocorrido em 2021, mas por conta da COVID-19 foi adiado para este ano.

As 2 edições iniciais foram disputadas em 1957 e 1959 e contaram apenas com 3 seleções, que na época não eram colônias dos europeus. Egito, Etiópia e Sudão jogaram a primeira edição e os egípcios sagraram-se campeões. A segunda edição o Egito disputou como República Árabe Unida, composta pela Síria, e também venceu.

Ontem começou o torneio e assisti ao segundo tempo de Camarões x Burkina Faso, com alguns jogadores bons e que jogariam tranquilamente no futebol brasileiro. Não digo que seriam destaques, mas seria possível pagar cerca de R$ 60 mil de salário e fariam o mesmo que alguém com salário de R$ 200 mil.

Assisti o primeiro tempo de Cabo Verde versus Etiópia e naquele momento, para a série A do brasileirão, acredito que nenhum jogador seria aproveitado.



Cabo Verde é um país formado por 10 ilhas e com cerca de 500 mil habitantes. Por conta da diáspora existem mais caboverdianos fora do próprio país. A maioria dos jogadores não nasceram na nação e a federação foi buscá-los para dar força ao futebol, mas todos jogam fora dele. Inclusive o zagueiro Roberto Lopes foi encontrado e convocado via 
rede social, conforme a reportagemdo "Zagueiro da Copa Africana de Nações foi convocado via LinkedIn".

A federação africana permitiu que as seleções inscrevessem até 28 jogadores por conta do covid. Cabo Verde levou 28, mas para o jogo de hoje tem somente 17 à disposição.

Outras curiosidades sobre o torneio são:

1) não existe chance de um jogo ser adiado por covid. Time precisa ter 11 jogadores e não importa quem vai jogar no gol.

2) nos jogos de Camarões, time da casa, 80% de público liberado. Nos demais, 60%.

3) o continente tem baixa porcentagem de vacinação e mesmo assim podem encher os estádios.

4) Camarões tem conflitos internos por questão de terra, tipo uma guerra, e o governo para resolver o impasse colocou mais soldados nas ruas mas regiões de conflito.

5) o presidente de Camarões, Paul Byia, já foi eleito 7 vezes para o cargo e na copa de 90 ele obrigou a convocação do Roger Milla, que na época gerou questionamentos. O jogador foi o destaque do país na copa.

Espero conseguir assistir mais jogos do campeonato, porém snão será possível durante a semana porque as partidas são no período da tarde do horário de Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nos E.U.A. morar em trailer não significa ser viajante ou rico

Beasts of No Nation: um choque de realidade

Vida de Pasteleiro