Pacientes podem (e devem) reclamar de mal atendimento em hospitais
Reclamações sobre o atendimento do
S.U.S. e dos convênios podem ser feitas através de canal de ouvidoria
Por
Thiago Marcondes
Falar da saúde, atendimento médico, hospitais,
ambulatórios, S.U.S. (Sistema Único de Saúde) e convênio pode ser um clichê,
pois no dia-a-dia praticamente toda a população discute sobre o tema e sempre
tem reclamações e, às vezes, sugestões em relação aos serviços prestados.
Os políticos, no geral, são os alvos prediletos e os
culpados por todos os problemas nos hospitais, sejam de âmbito municipal,
estadual, federal e, por incrível que pareça, até nos particulares. Afinal de
contas, se o governo prestasse serviços saúde que atendesse toda a população com
agilidade e qualidade, talvez os hospitais privados sequer existiriam.
Votar conscientemente ajuda, mas se ninguém escutar as
reclamações não há como mensurar e melhorar a situação da saúde no país. Poucos
sabem da existência de um canal de comunicação onde a população pode reclamar
sobre os serviços prestados pelo S.U.S. e convênios, mas ele existe e a
população deve utilizá-lo sempre que necessário.
O Ministério da Saúde, desde 2011, disponibilizou o
número 136 para o cidadão ter acesso
à Ouvidoria e poder reclamar (ou dar sugestões) sobre os atendimentos S.U.S.
realizados no Brasil inteiro. O serviço já existia, mas o número antigo
(0800-61-1997) foi alterado para três dígitos com intuito de facilitar a
memorização e aumentar o uso desta ferramenta.
Para quem está insatisfeito com os serviços dos convênios
e sabem que não adianta reclamar com as operadores a ANS (Agência Nacional de
Saúde Suplementar) tem o DISQUE ANS
e através do 0800-701-9656 há
possibilidade informar os problemas e com grandes chances de solução.
Thiago Marcondes é pós-graduando em Gestão de Projetos
Comentários
Vou fazer uma tentativa depois volto a postar o resultado.
Mas jah sei que nao vou ser atendido pois nenhum telefone de reclamacao do governo costuma funcionar...
Tomara que eu esteja errado...
Depois o médico demorou mais algum tempo..até o presente momento 13.30 não tinha sido chamada.. esperando ser atendida..