Governança em T.I. e nas corporações
Na empresa
a governança corporativa atua justamente para manter a idoneidade e para que os
associados e as empresas mantenedoras tenham ciência na lisura dos processos,
missão e valores do hospital. Para terem a certeza que nas decisões
estratégicas não tenham interesses pessoais envolvidos, mas sim que seja
cumprido aquilo que foi decidido e que seja melhor para a instituição.
Periodicamente
são realizadas auditorias em diferentes áreas como suprimentos, logística,
faturamento e contabilidade para garantir a transparências dos resultados e nas
informações apresentadas pelo CEO e CIO para os associados e empresários atuantes.
O conselho se reúne para definir as estratégias dos próximos anos e analisar os
resultados daquilo que já foi aplicado.
Em conjunto
da governança corporativa existe a governança de T.I. com foco em aplicar as
estratégias junto às áreas de negócios e operacionais. Inclusive o setor de
Tecnologia da Informação, com sua equipe atuante com sistemas, tem
profissionais com o cargo de analista de negócios, como eu, para atuar com os
setores.
As
contratações são baseadas na experiência dos colaboradores com o ERP utilizado
no hospital e, também, nas áreas de negócios. Nós como T.I. temos total
capacidade de discutir e debater os processos com os profissionais de todas as
áreas e, com isso, realizar as implantações e melhorias com foco no negócio.
Isso visa diminuir custos, aumentar receita, produtividade e ser mais assertivo
nos resultados para contribuir de uma forma melhor com a instituição.
Uma das
estratégias em curso atualmente e para os próximos anos é a automação de
processos na área de suprimentos e isso envolve investimento alto. Geralmente parte da governança corporativa esse planejamento e a governança de T.I. atua
diretamente nos projetos, pois existem integrações entre o ERP com
sistemas de empresas terceiras. Em um hospital pode-se pensar em implantar dispensários eletrônicos de medicamentos e a atuação do analista vai além
da análise técnica, pois ele também atua com conhecimento em suprimentos e
farmácia. Isso tem extrema importância no momento de mapear os processos e
conversar com as equipes de farmácia, suprimentos e logística.
Com tudo
isso envolvido a gerência de T.I. atua para apoiar e gerir os serviços. Existem ferramentas para controlar
e apoiar os atendimentos de chamados e projetos com SLA. Estatísticas são
obtidas e analisadas com intuito de aprimorar e melhorar as entregas.
Através de
melhoras práticas implantadas a instituição busca obter melhores resultados.
Usa-se treinamentos para melhoria continua, implementação de mudanças para
melhoria dos serviços (seja para sistemas ou infra) e tudo isso com base em
estratégia.
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